Mural **Como Anda**

12 agosto, 2020

Lançamento da publicação: Andar a pé eu vou: caminhos para a defesa da causa no Brasil

Entendendo as eleições municipais previstas para acontecerem no Brasil em 2020 como um momento oportuno para incidir nos espaços de sensibilização e de formulação de políticas públicas democráticas, foi lançada recentemente a publicação online ANDAR A PÉ EU VOU: CAMINHOS PARA A DEFESA DA CAUSA NO BRASIL, desenvolvida no âmbito do projeto Como Anda com a colaboração […]

23 novembro, 2018

Oficina realizada na Walk21 Bogotá traz principais resultados sobre como fortalecer a mobilidade a pé a nível internacional

A oficina “Organizações pela mobilidade a pé: compartilhando experiências e explorando redes” aconteceu no dia 16/10, na Walk 21 Bogotá, e foi organizada por America Walks, Cidade Ativa e Corrida Amiga (através da iniciativa Como Anda apoiada pelo iCS Instituto clima e Sociedade), International Federation of Pedestrians, UN Environment Share the Road Programme e Walk 21.

23 novembro, 2018

Organizações brasileiras marcam presença na Walk21 Bogotá, a maior conferência do mundo sobre pedestres

Pela primeira vez na América do Sul, a Conferência Walk21 deste ano será sediada em Bogotá entre os dias 15 a 19 de outubro de 2018. O evento abordará quatro grandes temas: caminhabilidade, com o conceito de cidades e espaços públicos sustentáveis, habitáveis, saudáveis e resilientes; equidade, com questões de acessibilidade, mobilidade, segurança e inclusão nos espaços públicos; competitividade, com o incentivo a economia local através de melhorias no espaço urbano e; participação social, por meio de políticas participativas e métodos de engajamento comunitário.

23 novembro, 2018

O plano de ação pela mobilidade a pé no Brasil está avançando

Pelo terceiro ano consecutivo, o ponto de encontro de organizações, profissionais e entusiastas da mobilidade a pé aconteceu na Oficina Como Anda, realizada em São Paulo, no dia 20 de julho das 8 às 17h no espaço Impact Hub. Com o intuito de desenhar e pactuar um Plano de Ação coletivo para fortalecer o movimento pela mobilidade a pé no país, o evento reuniu mais de trinta organizações de sete cidades do Brasil e contou com a participação virtual de sete pessoas, representando organizações de outras seis cidades.

23 novembro, 2018

Um Velo-City para a bicicleta e também para o a pé

A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira da América Latina a receber a maior conferência do mundo sobre mobilidade por bicicleta, a Velo-City, entre os dias 12 e 15 de junho de 2018. O projeto Como Anda, representado por Cidade Ativa e Corrida Amiga com apoio do Instituto Clima e Sociedade, teve a oportunidade de participar do evento, pautando a mobilidade a pé e aproximando o debate da mobilidade ativa voltado a cidades acessíveis, caminháveis e cicláveis.

14 novembro, 2017

Como conviver e planejar para mobilidade a pé e por bicicleta

A campanha Bicicleta nos Planos, desenvolvida em parceria pelo Bike Anjo e pela UCB — União de Ciclistas do Brasil, lançou o primeiro infográfico da série que pretende ilustrar a integração da bicicleta com outras políticas públicas. Assim, numa coprodução entre a Corrida Amiga e Cidade Ativa por meio do projeto Como Anda, foi lançado o infográfico para ilustrar a relação entre ciclistas e pedestres: perspectivas comuns e benefícios recíprocos e coletivos em pauta!

7 novembro, 2017

Planejamento Estratégico para quem atua em mobilidade a pé

Realizamos no início de julho de 2017 a Oficina Como Anda sobre planejamento estratégico e captação de recursos com o objetivo de desenvolver atividades voltadas principalmente ao segundo eixo, focadas no fortalecimento das organizações. Veja aqui o conteúdo relacionado ao Planejamento Estratégico que foi facilitado por Carla Cabrera Duarte e Fabiana Toyama, da Noetá, que realizam processos de consultoria, oficinas e grupos de estudos, tendo como centro o desenvolvimento de processos de reflexão que possam ampliar a compreensão e consciência sobre nós mesmos e nossa prática no mundo.

31 outubro, 2017

Captação de Recursos para quem atua pela mobilidade a pé

Realizamos no início de julho de 2017 a Oficina Como Anda sobre planejamento estratégico e captação de recursos com o objetivo de desenvolver atividades voltadas principalmente ao segundo eixo, focadas no fortalecimento das organizações. Veja aqui o conteúdo relacionado à captação de recursos que foi facilitado por Felipe Mello, diretor-fundador da ONG Canto Cidadão, que há 16 anos também vem buscando e pensando meios de como financiar as iniciativas sociais que realiza.

23 outubro, 2017

Como Anda na Walk21

Walk 21 quer dizer Caminhando no Século XXI. É uma organização que vem desde 2000 discutindo e incentivando que as pessoas andem mais pelas cidades, melhorando suas as condições de caminhabilidade, os impactos no meio ambiente, na saúde e qualidade de vida das pessoas.
A equipe do Como Anda representada por Silvia Stuchi (Corrida Amiga) e Ramiro Levy (Cidade Ativa), embarcaram para Calgary (Canadá), com apoio do ICS (Instituto Clima e Sociedade), cidade que sediou a Conferência Walk21 de 2017.

19 setembro, 2017

Como Anda a mobilidade a pé no cicloativismo?

Um dos eixos de discussão propostos no Bicicultura 2017 foi o fortalecimento da união/intercâmbio do cicloativismo e suas articulações com outras pautas, local e nacionalmente. Ao lado de temas como feminismo, habitação, meio ambiente, a mobilidade a pé foi uma das pautas debatidas a partir da ótica da bicicleta. Para o Como Anda, foi uma oportunidade importante para inserir o tema junto a grupos já fortalecidos em diversas partes do Brasil.

11 agosto, 2017

Evento debate oportunidades e desafios de Estatutos do Pedestre em cidades brasileiras

No dia 08 de agosto, Dia Mundial do Pedestre, o projeto Como Anda, desenvolvido pelas organizações Cidade Ativa e Corrida Amiga com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), promoveu a mesa-redonda “Estatuto do Pedestre: Oportunidades e Desafios em cidades brasileiras”. O evento, realizado no MobiLab (Laboratório de Mobilidade Urbana), discutiu o recém-sancionado Estatuto do Pedestre na cidade de São Paulo e sua repercussão no Brasil sob a perspectiva de atores que influenciam e participam das tomadas de decisão relacionadas aos marcos regulatórios municipais.

2 maio, 2017

Como Anda lança edital para organizações participarem do 21o Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito

O edital selecionará QUATRO pessoas de organizações mapeadas pelo projeto, de 4 localidades distintas, fora da Região Metropolitana de São Paulo, para apresentarem suas iniciativas no Painel Como Anda no 21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito para participarem da 1ª Oficina de Capacitação do Como Anda sobre “planejamento estratégico e captação de recursos humanos e financeiros”.

18 abril, 2017

CAMINHOS CRUZADOS: A importância de um cenário integrado do movimento pela mobilidade a pé

Como Anda inaugura o Caminhos Cruzados, uma experiência de debate virtual com o objetivo de discutir um mesmo tema a partir de visões e abordagens distintas. Além de responderem cada uma das três perguntas elaboradas pelo Como Anda, cada convidado deve comentar a resposta do outro. Trata-se de um esforço para revelar as divergências, singularidades e, também, as semelhanças entre as perspectivas de cada um sobre a mobilidade a pé no Brasil.

24 outubro, 2016

Hong Kong: um lugar sem chão?

Escassez de faixas de pedestre — e de calçadas! -, longos tempos semafóricos, veículos em alta velocidade, grades junto ao meio fio, calçadas áridas, sem árvores ou sombra…tudo isso somado ao calor excessivo, alta umidade do ar, altos índices de poluição e a um grande contingente de motoristas apressados que não cedem o passo aos transeuntes — e não são obrigados a fazê-lo. Um desavisado que chega a Hong Kong ansioso por explorar a região a pé se depara, à primeira vista, com um ambiente pouco favorável para a caminhada.