Lab.MaP Recebe o Prêmio Descarbonário

Como Anda
4 min readApr 5, 2021
Crédito: Climate Reality Project Brasil

No dia 31/03/2021 aconteceu a cerimônia do Prêmio Descarbonário, do Climate Reality Project, com apoio do Centro Brasil no Clima, que reconhece os projetos das suas lideranças para enfrentamento da crise climática no país. Paola Bernardi (Caraminhola) e Silvia Stuchi (Corrida Amiga), da equipe Como Anda, são lideranças do Climate Reality Project Brasil e possibilitaram a inscrição do Lab.MaP — Laboratório de Ação Direta Pela Mobilidade a Pé.

Foram mais de 120 projetos inscritos e o Lab.MaP recebeu o prêmio, na categoria Futuro. Agora, o projeto será indicado pelo Climate Reality Brasil para concorrer à premiação the Alfredo Sirkis Memorial Green Ring Award e, caso seja selecionado, receberá o prêmio das mãos do Al Gore, alcançando visibilidade internacional.

Na apresentação da iniciativa, Paola Bernardi destacou o cenário de emissões no país. No Brasil, o setor de energia é responsável por 21% do total de emissões de gases de efeito estufa (GEE). As atividades de transportes ocupam o primeiro lugar: com 49% do total das emissões. Com base na pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos (2017), estima-se que 40% dos brasileiros se deslocam exclusivamente a pé. Se incluídos os 28% dos deslocamentos diários em transporte coletivo — que sempre possuem um trecho também a pé no início e/ou final do deslocamento — , os deslocamentos a pé chegam a 68% do total. Mesmo assim, os veículos motorizados individuais predominam na paisagem dos centros urbanos. Em algumas cidades, chegam a ocupar mais de 80% do sistema viário (IEMA, 2017), seja para circular ou para estacionar. Esta mudança de paradigma, com foco no pedestre, amplia o impacto socioambiental positivo nas cidades, aproveita as oportunidades de atuar com as novas gestões e da Década de Ação da Agenda 2030.

Estamos muito felizes! Pela premiação em si e, mais ainda, por esse importante passo de explicitar a relevância da mobilidade a pé também na pauta climática. Em paralelo, precisamos atuar para aumentar a ambição das metas da NDC brasileira, que não apresenta nenhum aspecto voltado para incentivos à mobilidade ativa” Silvia Stuchi (Corrida Amiga, Como Anda e liderança do Climate Reality Project Brasil)

E é para melhorar a qualidade da cidade que recebe todos os pedestres e convidar cada vez mais pessoas a fazerem esta opção que desenvolvemos o Lab.MaP. Uma oportunidade de reunir diferentes atores locais para desenvolverem em conjunto soluções pela mobilidade a pé.

“O Lab também foi criado para que as pessoas se reconheçam como pedestres. Como andar a pé é nossa maneira natural de deslocamento, muitas vezes, acaba não sendo considerado um meio de transporte. E, por isso, fica de fora de estudos e políticas de mobilidade e não recebe investimentos. Outro ponto importante é reconhecer os grupos e as pessoas que atuam pela causa e seu poder de influência junto aos agentes que tomam decisões nos municípios, que é onde as políticas de mobilidade são elaboradas em detalhe e influenciam a nossa vida. E também como cada ação pode ser potencializada por uma rede e quando já foi testada em pequena escala e a partir de conhecimento acumulado e estruturado” Paola Bernardi (Caraminhola, Como Anda e liderança do Climate Reality Project Brasil)

O Lab.MaP, com base na publicação do Como Anda de 2020 (Andar a pé eu vou: caminhos para a defesa da causa no Brasil), atua com 3 tipos de iniciativas: intervenções diretas na cidade, ações de sensibilização (educação) e incidência política. Ainda, prioriza temáticas correlatas, relevantes para a pauta do a pé, como saúde e clima, desigualdades, educação, vulnerabilidades e cidades.

Em março de 2021, foram selecionadas 10 iniciativas e mais duas observadoras para participarem do Lab. Cada iniciativa selecionada, desde então, vem recebendo um pacote envolvendo trocas e aprendizados coletivos, com formações e mentorias para desenvolvimento dos projetos que fortalecem coletivos e indivíduos, transformam ideias em prática, geram conhecimento compartilhado e aprendizado com resultados e fortalecem redes locais e a nacional.

“Fortalecimento de rede é o sentimento que floresceu ainda mais forte depois do reconhecimento do Lab.MaP no Prêmio Descarbonário. Precisamos, cada vez mais, olhar para os desafios presentes nas nossas comunidades através de uma perspectiva de que somos capazes de transformar aquela realidade, para que seja mais justa e confortável para as pessoas e suas caminhadas, independentemente das condições e habilidades de cada um e cada uma.” Mariana Wandarti (Cidade Ativa e Como Anda).

“As 10 iniciativas do Lab.MaP representam diferentes localidades do Brasil, o que torna a troca entre os participantes ainda mais rica, potencializando a empatia e o reconhecimento de que estamos juntos como nação em busca do mesmo propósito. Acreditamos que, ao final, teremos soluções implementadas localmente, mas que servirão de exemplo para todo o país. Receber o prêmio Descarbonário fortalece essa visão de futuro desejável que vislumbramos.” Wans Spiess (CalçadaSP e Como Anda)

Essa conquista é de todos e todas nós que acreditamos e atuamos por espaços mais caminháveis!

Sigamos em frente!

Conheça o trabalho desenvolvido até agora no Projeto Como Anda: www.comoanda.org.br

--

--