**COMO ANDA** É O PONTO DE ENCONTRO DA MOBILIDADE A PÉ NO BRASIL

Queremos fortalecer a mobilidade a pé. Para isso, buscamos compreender quem são e como atuam as organizações que trabalham com o tema, promover a pauta com levantamento de dados e estudos de caso e contribuir com a articulação do movimento. As ferramentas interativas estão disponíveis para que todos possam entender o cenário, identificar possíveis atuações, viabilizar parcerias e potencializar suas ações.

**Como anda** sua atuação pela mobilidade a pé?

não sou de nenhuma organização, mas me interesso pelo tema

Este questionário alimenta a pesquisa Como Anda com informações das organizações mapeadas. Como "organização", entende-se grupo de pessoas, formalizado ou não, que atua de forma coordenada no tema. Podem ser ONGs, coletivos, empresas, órgãos públicos, grupos de pesquisa, entre outros. Os dados estão disponíveis para todo mundo que visitar o COMO ANDA e farão parte de um relatório completo sobre este mapeamento. E mais: você pode se enxergar nessa rede, planejar suas ações, identificar organizações parceiras e também ser encontrado por elas.

explore o resultado da pesquisa

CAMINHE NA **LINHA DO TEMPO** DA MOBILIDADE A PÉ

Confira na linha do tempo os acontecimentos que marcaram a mobilidade a pé ao longo das últimas décadas, provocando transformações, impactando em políticas públicas, legislações, infraestrutura, educação, cultura... e no próprio entendimento do que é deslocar-se a pé.

Esses fatos nos ajudam a compreender o cenário de surgimento e fortalecimento das organizações que atuam pela mobilidade a pé no Brasil.

Lembra de algum marco da mobilidade a pé?
Colabore com a linha do tempo. Envie seu marco para o e-mail contato@comoanda.org.br

**como anda** a legislação

Confira o quadro resumo dos elementos constituintes e das legislações que influenciam a infraestrutura, governança e gestão dos espaços da mobilidade a pé. O panorama das leis sobre o tema permite a identificação das sobreposições, dos problemas e das oportunidades para a promoção do deslocamento a pé no Brasil.

O levantamento da legislação vigente aqui apresentado refere-se à mobilidade a pé nas três esferas (municipal, estadual e federal) para os municípios de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Brasília.

Filtre sua busca de acordo com seus interesses.

downloads **como anda**

mural **como anda**

ver todas notícias

quem somos

COMO ANDA é uma iniciativa das organizações Cidade Ativa e Corrida Amiga e tem apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Entre em contato com a gente: contato@comoanda.org.br

quem faz

  • Cidade Ativa é formada por colaboradores de diversas áreas que acreditam em cidades e estilos de vida mais saudáveis. Para nós, cada edifício, praça, escada ou calçada esconde uma oportunidade de redescobrir a cidade e promover hábitos mais ativos. Por isso, pesquisamos a relação entre saúde, comportamento e a forma dos centros urbanos para elaborar projetos que incentivem as pessoas a sair de casa e participar ativamente na transformação de suas comunidades.

  • Corrida Amiga é uma rede de voluntários que surgiu no início de 2014, visando incentivar a mobilidade a pé nos grandes centros urbanos. Os voluntários atuam como agentes multiplicadores com a missão maior de transformar a vida das pessoas, estimulando-as a trocarem o carro - e a vida sedentária - pelo tênis. No intuito de garantir que mais pessoas realizem seus deslocamentos a pé, tem também uma forte atuação em advocacy e pesquisa. A Corrida Amiga é idealizadora da Campanha #Calçada Cilada que, com o apoio de inúmeras organizações parceiras, mapeia irregularidades nas calçadas por meio do aplicativo e da plataforma Cidadera, uma interface interativa e prática que vocaliza as demandas de melhorias na mobilidade a pé e acessibilidade.

quem apoia

  • O iCS é uma organização filantrópica que promove prosperidade e economia de baixo carbono no Brasil. Formamos parte de uma rede de re-financiadores filantrópicos que catalisam políticas climáticas de nível global, nacional e regional para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. A rede inclui ClimateWorks Foundation, Energy Foundation, China Energy Foundation, European Climate Foundation, Latin America Regional Climate Initiative – Mexico e Shakti Sustainable Energy Foundation – India.

quem faz junto

  • habemus

    Design e desenvolvimento web

  • HGM Sustentabilidade

    Consultoria em facilitação e co-criação

  • Meli Malatesta

    Consultoria em legislação

  • oitentaedois

    Projeto de identidade e comunicação

  • Thaisa Froes

    Consultoria em legislação

creative commons